sexta-feira, 19 de abril de 2013

  Dia de Tiradentes - 21 de abril

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, próximo a São João Del Rei(hoje se chama Tiradentes), ficou órfão quando menino e começou a trabalhar desde cedo. Labutou nas terras herdadas pelo pai com os irmãos e se arriscou como dentista ofício aprendido com o tio. Fez de tudo para ganhar dinheiro para viver be, mas nunca conseguiu realizar essa proeza. Se tornou tropeiro mas desistiu, continuou trabalhando como dentista, médico e também minerador. Mas cansado de atividades pouco rentáveis, se alistou na tropa paga de Minas, o Regimento de Cavalaria. Recebeu o posto de alferes (hoje equivalente ao posto de sub-tenente).
Comandou muitas missões destacando-se mais do que outros, suas qualificações eram reconhecidas mas não recompensadas. Cansado disso Tiradentes pediu licença da tropa e requereu terras na divisa de Minas e Rio, mas sem recursos foi levado novamente à falência, sobrevivendo apenas como dentista.Voltou para a tropa, sendo encarregado de missões para o Rio de Janeiro, podendo se aprofundar em estudos sobre o solo e o sistema fluvial da região. Apresentou propostas de canalização de águas, mas foi desconsiderado pois só se interessavam na cobrança de um quinto de tudo que fosse recolhido.A coroa portuguesa só queria saber de explorar para quitar sua dívida com a Inglaterra, então Tiradentes ficando esgotado resolveu conspirar contra tanto descaso. Se baseou em leituras de iluministas como Rousseau,Montesquieu e John Locke.
Circulava com livros debaixo dos braços sempre pregando a liberdade para todos, ele dizia que cabia aos brasileiros dirigir sua própria república. Na conspiração teve apoio de José Álvares Maciel, o tenente-coronel Francisco de Paula Freire, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, Ignácio Correa e outros importantes. Envolvendo pessoas de classe alta tanto quanto a baixa, acabou sendo traído pelos dois últimos citados, Silvério e Ignácio.
A revolta ia estourar no dia da derrama, o dia da cobrança dos impostos, tendo como princípio a tomada do palácio, mas a essa altura o governador já estava ciente.mas mesmo os inconfidentes serem homens experientes de guerra, não estavam preparados para uma saída alternativa, o governador cancelou o dia da derrama e a revolta não aconteceu. A partir daí, Joaquim José foi perseguido por vários dias, houve muitas prisões em Vila Rica e no Rio de Janeiro, mas o líder inconfidente foi preso no dia 10 de Maio de 1789. Tiradentes inocentou todos os seus cúmplices, culpando a si mesmo. No dia 21 de Abril de 1792 foi conduzido pelas ruas do Rio de Janeiro cercado pelas tropas até o patíbulo instalado no largo da Lampadosa, cabeça e barba raspadas. O carrasco pediu perdão por fazer aquilo mas estava cumprindo a lei. Foi enforcado cumprindo a sentença anunciada a três dias antes.

Fonte(s):

Aventuras na História 
vamos colorir?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEDOzejK5z4XasQe7GRqTIbBTG3xckl-xd6e2P29SBpqLfXHAWkjgdYl1VmD0dy_xPw2M6GQLi_bcoSSFmZ5Kg1rw-oy0XSZo2DwAb4SOBWyOC06uIAlQ6oJohoy3OzEeSh10mBSwg3Yll/s1600/Tiradentes3.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOCbfEAo7BeK3MdD8laWtr9CiwSRAD1LPkFQyyfQm_y8zQqbUFKxQiPbzASGzthbSoCm0Zob2eRxYEOg5QykxkarwvGautNbGV3Ou4dTjIb0tBcTFaYC3PkoUX5VGeCC5JAAwiY84pZQKS/s1600/kjkadsdkl.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário